Projeto Praia Consciente é finalizado pela Semarh com intensificação de ações em praias no interior do estado

ATUALIZAÇÕES

Equipes visitaram, neste final de semana, os municípios de Araguanã, São Miguel, Itaguatins, Peixe e  Araguatins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), finalizou o Projeto Praia Consciente 2024 com movimentação de visitantes no interior do estado. As equipes do projeto desenvolveram ações, neste final de semana, em Araguanã, São Miguel, Itaguatins, Peixe e  Araguatins. 

A temporada atrai milhares de visitantes às praias do Tocantins e esse aumento do fluxo de pessoas também torna necessária a conscientização dos usuários quanto à preservação ambiental e ao descarte de resíduos (lixo) em locais apropriados.  

“Este edição do Praia Consciente marcou pelo envolvimento de todos os servidores da secretaria que se desdobraram e estiverem presente nas ações do Praia Consciente, levando esta mensagem de conscientização, da importância de manter nossas praias limpas e bem-cuidadas”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis. 

O Projeto Praia Consciente foi oficialmente lançado em Araguacema no início de julho com  o objetivo principal de conscientizar os usuários – incluindo comerciantes, barqueiros  e turistas – sobre a importância da preservação do meio ambiente e descarte adequado de materiais rejeitados.

O policial Civil Evanio Pereira Soares da Praia Ilha Grande, do município de Araguanã,  entendeu a importância do trabalho que o projeto vem desenvolvendo nas praias do estado e deixou o seu recado: “A gente pede que as pessoas tenham senso de cidadão, junte o lixo, não jogue em qualquer lugar para que nós sempre tenhamos praias limpas e bem cuidadas”, disse. 

A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, ressaltou que a iniciativa tem o propósito de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e, por consequência, o descarte em local apropriado dos resíduos. Segundo a diretora, o projeto visitou 19 praias conforme o cronograma inicial.

 “Atuamos no sentido de sensibilizar a população para a preservação dos nossos ambientes naturais e garantir que nossas praias sejam exemplo de boa gestão ambiental. E nesse sentido pequenas atitudes fazem toda diferença”, explicou.

Além do Praia Consciente, as ações também marcaram a realização do Projeto Praia Acessível, que busca promover a inclusão através de cadeiras anfíbias para pessoas com necessidades especiais. 

Praias visitadas neste final de semana

– Araguanã, 

– São Miguel, 

– Itaguatins,

– Peixe  Araguatins.