O CMDCA é um órgão deliberativo e paritário, responsável por formular políticas públicas e articular ações governamentais e não-governamentais voltadas à proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, juntamente com a primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna SIqueira Campos, empossou nesta terça-feira, 10, os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram empossados 12 novos membros da entidade para o biênio 2026-2027, sendo seis representantes do poder público e seis da sociedade civil.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a importância do espírito público e da responsabilidade no exercício do mandato. “Agradeço pela disposição em servir e contribuir com a construção de políticas públicas voltadas às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Participação da sociedade
A secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, falou sobre a participação da sociedade na construção das políticas públicas, por meio dos conselhos de direitos. “O CMDCA é uma peça estratégica na formulação, no acompanhamento e no controle das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência na capital. Por isso, reafirmo aqui: a gestão municipal está disponível para ouvir as demandas, os apontamentos e as deliberações deste Conselho “, concluiu.
“Ser conselheiro é um grande desafio pois precisamos acompanhar e sugerir melhorias para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados” afirmou a conselheira empossada, Julane Marise Gomes.
Comitê de adolescentes
Durante a solenidade também foram empossados os adolescentes que irão compor o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA- PALMAS). O CPA foi criado em 2024 pelo conselho com o intuito de promover uma maior participação de adolescentes em espaços de discussão, criação, avaliação e decisão sobre políticas públicas voltadas para essa faixa etária.
A estudante, Isabela Machado, tomou posse e pediu aos presentes que ouçam mais os adolescentes, antes de tomar decisões. “Eu peço que todos aqui tenham mais empatia, saibam ouvir, entender e ao tomar as decisões respeitar verdadeiramente o ponto de vista dos adolescentes. Queremos ser ouvidos e respeitados”, pontuou.
Na solenidade de posse foi entregue ao conselho um veículo zero quilômetro modelo Fiat Pulse adquirido com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
