Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Pavilhão da Mineração na Agrosudeste

DIA A DIA

O balanço da participação da AMETO na 8ª edição da feira, foi positivo. Na oportunidade inédita, o setor foi divulgado com exposição de pedras preciosas, stands de empresas do ramo, palestras e visitação guiada. 

O Pavilhão da Mineração, organizado pelo Governo do Estado por meio da AMETO – Agência de Mineração do Tocantins, durante os 4 dias da 8ª Agrosudeste (Feira Agrotecnológica da região Sudeste) recebeu mais de 10 mil visitantes, entre estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade de Almas e região.

Com uma programação diversificada, a AMETO e as oito empresas que participaram do espaço montado para exposição de produtos e serviços do ramo, levaram palestras com temas direcionados à mineração do Estado, preservação do meio ambiente e estudos da área. 

O pavilhão também mostrou a diversidade de minérios, com a exposição de minerais e pedras preciosas, além de stands que apresentaram os lançamentos da tecnologia na extração de minérios, fosfato, calcário e transição energética.

A outra novidade foi o stand de exposição de joias artesanais de Natividade. Os produtos são de uma atividade que é antiga e tradicional, repassada de geração em geração. As joias de Natividade são famosas por seu design e sua originalidade, com o delicado bordado de hastes de ouro com laterais serrilhadas, teria sido trazido à região durante o período colonial por artesãos do norte de Portugal. Para Anfrísia Pereira Cardoso, empresária e expositora, disse que essa foi uma ótima oportunidade de mostrar as riquezas culturais do povo nativitano. “Levamos para o Pavilhão da Mineração um pouco do nosso ateliê, nossos ourives e algumas amostras das joias, que encantam todos que passam por aqui”, destacou.

O presidente a AMETO, General Marco Martin, ressaltou que a exposição foi um grande feito para o ramo dos minérios, uma vez que pode com o pavilhão da mineração, mostrar a grande potencialidade do Tocantins.

“É uma satisfação para nós da AMETO, compartilhar desse sucesso do pavilhão. Nós dividimos em três áreas: fertilizantes, rochas ornamentais e transição energética. Com as empresas de fosfato e calcário pudemos mostrar o que há de mais inovador na área de fertilizantes. Com rochas ornamentais e pedras preciosas, empresas encantaram os visitantes. E por fim, conseguimos unir no espaço uma empresa da área de transição energética, que pesquisa terras raras, situada na região de Palmeirópolis. Além disso, algumas empresas que levaram geólogos para ministrar palestras, distribuição de mudas, com uma proposta engajada voltada para a sustentabilidade. O Estado do Tocantins entra nessa nova onda da mineração, que apoia as indústrias de alta tecnologia e desenvolvimento social”, destacou o presidente. 

Agrosudeste

A 8ª edição da Feira Agrotecnológica da região Sudeste, a AGROSUDESTE, mais uma vez foi um grande sucesso, se consolidando como a maior feira da região e a segunda maior feira do Estado. Com o apoio do Governo do Tocantins, a feira foi realizada entre os dias 10 e 14 de abril, em Almas (TO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *