HGP e Hospital e Maternidade Dona Regina se preparam para receber o prontuário eletrônico

DIA A DIA

Com intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins está capacitando os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para implantação do prontuário eletrônico no Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). O sistema já está funcionando nos hospitais regionais de Pedro Afonso, Arapoema e Araguaína e em fase de implantação também em Xambioá, Guaraí, Miracema e Paraíso do Tocantins.

A gerente de projetos da empresa Salux Technology, Andrezza Cravo, explicou que “iniciando uma jornada digital, entrando com uma revitalização na parte de infraestrutura de comunicação, novos equipamentos. Uma solução totalmente integrada do prontuário eletrônico que vai subsidiar a unidade de segurança do paciente vai subsidiar uma tomada de decisão na gestão dos recursos, que são sempre escassos na gestão em saúde. Proporcionará  mais qualidade com o menor custo. Contará com um sistema totalmente integrado, registrando o trabalho ofertado pela  assistência. Os Atendimentos executados serão  faturados. Isso vai trazer mais recursos para o Estado, então é um ganho considerável para saúde de Tocantins”.

Para o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa, “a nossa expectativa é a melhor possível. É muito importante para que nós possamos ter um panorama completo da unidade em tempo real, tanto nas questões de indicadores, quanto na questão da integração entre os setores”, ressaltou.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, enfatiza que “é uma ferramenta que irá fortalecer as ações de saúde, auxiliar no gerenciamento das informações, além de otimizar a gestão de recursos e maior eficácia na prestação do serviço de saúde aos usuários nas unidades hospitalares”, concluiu.

Sobre o Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico tem como objetivos integrar e monitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde o atendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. O sistema oferece a vantagem de um prontuário único para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua.

Mesmo em casos de transferência para outros hospitais, o prontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipe assistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento. Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionando maior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados.

PorLuciana Barros/Governo do Tocantins