Mais de 20 pacientes foram contemplados no Hospital Geral de Palmas e Regional de Paraíso do Tocantins
Na busca por reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam na fila de espera por cirurgias eletivas, o Governo do Tocantins realizou no sábado, 04, no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) e no Hospital Geral de Palmas (HGP), 23 procedimentos na especialidade de otorrinolaringologia.
O otorrinolaringologista Renato Marques de Resende, que participou da ação no HRPT, falou dos benefícios significativos que as cirurgias proporcionam aos pacientes. “Em muitos casos, a recuperação é rápida, permitindo que os pacientes retornem à vida normal em apenas 7 a 10 dias, e, em alguns casos, até mesmo recebendo alta no mesmo dia”.
Entre as pessoas atendidas em Paraíso, estava Tais Souza Freitas, 30 anos, residente em Palmas. “Foi uma espera muito ansiosa, sofrendo constantemente com as complicações das amídalas. Agora, com fé em Deus, estou pronta para uma nova vida.”
A mesma confiança, tem a família do pequeno Rael Ribeiro Barbosa, de 05 anos, da cidade de Araopema. Sua mãe Wiliane Santos Ribeiro, 28 anos, disse que estava a dois anos esperando pela cirurgia do filho. “Estamos a dois anos aguardando essa cirurgia. Rael vive tomando antibiótico, pois quando tem as crises sua imunidade baixa muito por conta da infecção na garganta, ele fica sem respirar direito. Mas estou animada com essa cirurgia, tenho certeza que meu filho terá uma nova vida agora, poder brincar sem se preocupar se ele vai ficar doente”, afirmou.
Carla Alburqueque, de 38 anos, moradora de Palmas, falou sobre a ansiedade em relação à cirurgia do filho Lucas Gabriel Alburqueque, de 12 anos. “Lucas tem esse problema desde os 2 anos de idade, quando pega um resfriado já fico tensa, porque sei que lá vem mais remédios e internações em muitos casos. E agora é se recuperar, tomando muito sorvete, e pode voltar a jogar bola sem que ele adoeça tão fácil”.
Segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “seguimos firmes no compromisso da Secretaria de Estado da Saúde em garantir que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados de forma eficiente, minimizando o tempo de espera. O empenho da equipe do HRPT, tem sido fundamental para tornar a unidade uma referência em saúde. Para esses procedimentos existe todo um trabalho que envolve uma grande equipe, e saber que esses pacientes saem daqui com uma nova perspectiva de vida é de grande importância para nós”.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa falou sobre o empenho da gestão em agilizar os procedimentos. “Estamos conversando com os coordenadores e equipes, para que possamos ampliar os atendimentos em todas as especialidades e neste sábado, estamos rodando a otorrinolaringologia. A ação tem o suporte da equipe técnica da Secretaria, a quem agradecemos”.