O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), marcou presença no Encontro Nacional de Corregedorias – Edição Especial: 18 anos do SisCor, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília/DF.
Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o encontro teve como objetivo discutir temas relacionados à matéria disciplinar e realizou oficinas de capacitação voltadas para a melhoria do desempenho da atividade correcional.
A diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taise da Silva Cunha, participou de diversas oficinas durante o encontro e afirmou que eventos como esse são oportunidades para que os servidores compreendam como melhor atuar no âmbito do ambiente de trabalho.
“A apresentação e o debate de temas atuais, relevantes e extremamente necessários, são uma alavanca para que nossas condutas, dentro do ambiente público, sejam assertivas e um caminho para dirimir conflitos, mitigar ações que ensejem aberturas de processos e, consequentemente, que promovam um ambiente de trabalho saudável”, destacou a diretora.
Além de Taise, representando também a CGE-TO, estiveram presentes a presidente da 2ª Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares e Sindicância da Corregedoria, Chirleide Carlos Gurgel; a assessora Jurídica da Coge, Victoria Gabriela Gurgel Pires; e o gerente de Cartório, Renato Santos de Moreira.
SisCor 18 anos
A edição especial de 2023 celebra os 18 anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor), composto pelo Órgão Central, representado pela Corregedoria-Geral da União (CRG) da CGU, e Unidades Setoriais, de todas as unidades correcionais da Administração Pública federal, definido como um alicerce dinâmico para a busca contínua por transparência e responsabilidade.
Além do SisCor, 2023 marca os 20 anos de existência da CGU e os 10 anos da Lei Anticorrupção e da Lei de Conflito de Interesses, datas importantes que figuram a relevância da atividade correcional no âmbito da administração pública.
Texto – Gabrielle Farias/Governo do Tocantins
Foto – CGE-TO/Governo do Tocantins